segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cofrinho Missionário 2011

Neste domingo, dia 30 de outubro, os grupos da Infância e Adolescência Missionária da Paróquia participaram da Santa Missa na Matriz. Animaram com a Entrada da Palavra, muito bem apresentada e no momento do ofertório um representante de cada grupo ofertou o seu cofrinho. O valor arrecadado é enviado a sede das POM para ser enviado para um país pobre onde tem um trabalho com as crianças.










sábado, 29 de outubro de 2011

Jornada Missionária 2011 - Zonal Médio

No dia 29 de outubro aconteceu em Flores/PE a Jornada Missionária do Zonal Médio, que teve como objetivo a Evangelização Porta a Porta. Foi um momento em que as crianças soltaram o seu Espírito Missionário através do anúncio da Boa Nova nos lares. Iniciamos com a Celebração da Santa Missa, onde as crianças e adolescentes presentes foram enviados à Missão no Bairro Vila Nova. Após as crianças realizarem as visitas missionárias alguns "Anjos" prepararam um almoço bem reforçado e todos voltaram para suas casas.






















quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jornada Missionária 2011 - Zonal Baixo

Aconteceu no dia 16 de outubro em Serra Talhada/PE uma Jornada Missionária que teve como objetivo a Evangelização Porta a Porta. Foi um momento em que as crianças soltaram o seu Espírito Missionário através do anúncio da Boa Nova nos lares. Estiveram presentes crianças e adolescentes de várias comunidades do Zonal Baixo Pajeú, Irmãs envolvidas na Missão da IAM e comunidade do Bairro Borborema. Antes de iniciar a Missão, teve um momento de Oração com o Envio dos Missionários e então saíram em direção a Casa de Caridade onde foram calorosamente recebidos. Logo depois todos seguiram em missão evangelizando com o exemplo da própria vida.
                                                
                            










Quer ver mais fotos? Veja no Facebook de Flávio Lorrane: http://facebook.com/flavio.lorrane

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Origem do Mês Missionário

O organizador das celebrações do Mês das Missões no Brasil foi o padre Gaetano Maiello, Pime. Nasceu em Bolzano (Itália), em 6 de fevereiro de 1929. Foi ordenado sacerdote em Nápoles (Itália), em 1951. De 1951 a 1959 atuou, entre outras coisas, como secretário do Pe. Paulo Manna (hoje, Bem-Aventurado, fundador da Pontifícia União Missionária).Atuou no Brasil 25 anos no Brasil. Foi, por 14 anos, missionário em Macapá, AP (1959 a 1970 e 2002 a 2005). Depois de um tempo na Itália, regressou à Missão no Brasil em 1972, onde ficou até 1984. Trabalhou nas Pontifícias Obras Missionárias, primeiro como Secretário (1973-1976) e depois, "com dedicação e eficiência", como primeiro Diretor Nacional (1976-1983), quando as quatro Obras foram unificadas em uma única instituição e a Sede Nacional transferida para Brasília, DF (1978). Nessa ocasião foi também Assessor da então Linha 2 da CNBB e organizou o Centro Cultural Missionário (CCM/CNBB) em Brasília. Faleceu na Itália, dia 5 de janeiro de 2009. Em entrevista ao Jornal Missão Jovem, padre Maiello falou sobre a sua atuação em Brasília, quando deu início às celebrações do Mês das Missões (outubro): "Em fevereiro 1972, em Manaus, entrei em contato com os superiores e bispos da Amazônia e, na ocasião, apresentei um projeto nacional de animação missionária universal. O ano de 1972 foi, com certeza, o ano mais missionário no Brasil. Surgiram os programas Igrejas-Irmãs entre as prelazias do Norte e Nordeste e as Igrejas já mais organizadas do restante do Brasil. Foram fundados quatro periódicos missionários: Sem Fronteiras (pelos combonianos), Kosmos (pelos xaverianos), Missões (pelos missionários da Consolata) e Mundo e Missão (pelos missionários do Pime). Foi também fundado o Conselho Indigenista Missionário (Cimi/CNBB).
Numa reunião na CNBB, em 7 de agosto, presente o Card. Agnelo Rossi, Prefeito da Congregação da Evangelização dos Povos, apresentei uma proposta detalhada de renovação da Pastoral Missionária no Brasil. A primeira iniciativa concreta foi a organização de um novo programa de celebração do Dia Mundial das Missões, que se transformou no Mês das Missões, com materiais audiovisuais renovados, um opúsculo sobre A Igreja e a Animação Missionária, e outros subsídios. Antes do início do Mês das Missões, realizamos um encontro nacional de todos os agentes da Pastoral Missionária, presidido por D. Mário Gurgel, da Pastoral Missionária. Foi quando fundamos o Conselho Missionário Nacional (Comina), em seguida reconhecido como organismo da CNBB. A pedido da Direção Mundial das POM, apresentei, em Roma, a nossa sugestão do Mês das Missões, que foi acolhida e instituída em todas as direções nacionais das POM." O Dia Mundial das Missões foi instituído pelo Papa Pio XI em 14 de abril de 1926, a pedido dos seminaristas da Arquidiocese da Sardenha, Itália. O primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927. Em 2010, celebraremos o 84º Dia Mundial das Missões (24 de outubro, penúltimo domingo do Mês das Missões).

domingo, 2 de outubro de 2011

Santa Teresinha do Menino Jesus

"Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo".
Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.
Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.
Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : " meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ".

A Infância e Adolescência Missionária de Triunfo/PE prestou uma homenagem a Padroeira das Missões. Após a Santa Missa no Covento São Boa Ventura as crianças e adolescentes da IAM presentes sairam com o andor da Santa em procissão para o Lar Santa Elisabeth, onde lá foi apresentado a história dela em vídeo. A procissão foi animada com cantos e muita alegria pelo dia da padroeira.