segunda-feira, 25 de julho de 2011

Apóstolo do Nordeste - Missionário Padre Ibiapina

José Antônio Pereira Ibiapina nasceu em 5 de agosto de 1806, na Vila de Sobral. Era o terceiro filho do casal Francisco Miguel Pereira e Teresa Maria de Jesus. Em 1816, sua família se transfere para a vila de Icó e Ibiapina é matriculado na escola do professor José Felipe. Nessa vila seu pai trabalhou como tabelião público, sendo convidado em 1919 para ocupar o mesmo cargo na recém-criada Comarca do Crato. Em Crato, Ibiapina teve aulas com o José Manuel Felipe Gonçalves.
Diante das agitações políticas após a Revolução Pernambucana de 1817, que teve na vila de Crato um de seus pilares no Ceará, o pai de Ibiapina, em 1820, resolve enviar o filho para a recém-criada vila de Jardim para estudar com o latinista Joaquim Teotônio Sobreira de Melo. Em 1823, toda a família se transfere para Fortaleza. Nesse ano morre sua mãe e Ibiapina ingressa no Seminário de Olinda, onde permaneceu por um curto período.
Em Fortaleza seu pai e seu irmão mais velho, Alexandre, se envolveram na Confederação do Equador. O pai foi fuzilado em 1825, e o irmão, preso em Fernando de Noronha, onde morreu pouco tempo depois. Ibiapina, que voltara ao Ceará no inicio de 1824, teve que assumir e manter financeiramente a família. Segundo o estudioso padre Francisco Sadoc de Araújo, foi nessa época que adotou o sobrenome Ibiapina, uma homenagem do pai à povoação de São Pedro de Ibiapina, como também fizeram outros confederados a fim de homenagear topônimos regionais.
Em 1828, Ibiapina retorna ao Seminário de Olinda para continuar os estudos. No entanto, permanece apenas seis meses. Após o seminário, Ibiapina ingressou no Curso de Direito do Recife, concluindo em 1832. No ano seguinte, Ibiapina exerce o cargo de professor substituto de Direito Natural na Faculdade de Olinda, foi eleito Deputado Geral e nomeado, em dezembro, Juiz de Direito da Comarca de Campo Maior (hoje Quixeramobim) do Ceará.
Concluídos os trabalhos legislativos, em 1837, Ibiapina voltou para o Recife e resolve exercer a advocacia. No entanto, ele passa a exercer efetivamente a profissão na Paraíba. Em 1840 volta ao Recife e continua a exercer a advocacia. A partir de 1850, no entanto, Ibiapina resolve abandonar seus trabalhos forenses e inicia um período dedicado à meditação e exercícios de piedade.
Após três anos de meditação e reflexão, Ibiapina decide-se pelo sacerdócio. Nesse sentido, em 12 de julho de 1853, aos 47 anos de idade, ele se tona Padre Ibiapina. Logo após sua ordenação, o Bispo Dom João da Purificação o nomeia Vigário Geral e Provedor do Bispado, e professor de Eloquência do Seminário de Olinda, mas opta pela vida missionária.
Padre Ibiapina começou então seu trabalho missionário pelo Interior do Nordeste. Até sua morte, em 13 de fevereiro de 1883, ele peregrinou por Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba. Em cada lugar ele pregava, orientava, promovia reconciliações, construía açudes, igrejas, cemitérios, cacimbas, dentre outras tantas obras.
Em diversas vilas construiu Casas de Caridade, destinadas a moças pobres. Elas eram educadas para a fé, o exercício dos trabalhos domésticos e para o casamento. No Ceará ele esteve entre 1862 a 1870. Primeiro na região norte, na vila de Sobral e adjacências. Depois no Cariri, sul da província.

 
Padre Ibiapina na Infância
e Adolescência Missionária
 
Esse Missionário tem grande importância para IAM da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Triunfo-PE. Ele é um missionário do Nordeste e não devemos esquecer o exemplo que ele deixa para nós. Na cidade de Triunfo, em certa época, este missionário passou e praticou a caridade por meio das ações: construiu uma casa de caridade; uma capela; uma "Roda dos Enjeitados", onde recolhia crianças enjeitadas dos pais.Essas foram algumas obras do Pe. Ibiapina na cidade de Triunfo-PE.
Já na Infância e Adolescência Missionária este missionário tem lugar reservado por considerarmos como nosso "Patrono Missionário do Nordeste". Ele foi um dos missionários que estudamos para a nossa gincana missionária de 2010.
Nós da IAM estamos rezando pela sua canonização. Esperamos que você reze também, para que este missionário querido suba aos nossos altares.

Padre Ibiapina - Intercedei a Deus por nós!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Missão em Canaã

No dia 10 de julho de 2011 vários membros da Infância e Adolescência Missionária da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Triunfo-PE, realizaram uma missão no Distrito de Canaã, com o objetivo de animar aquela comunidade da nossa Paróquia a organizar também um grupo da IAM. Neste encontro contamos com a presença de crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade. Também esteve presente a Coordenadora Paroquial da Infãncia e Adolescência Missionária de Triunfo, Irmã Clarice Oliveira, que convocou as crianças e adolescentes para darem continuidade ao trabalho missionário iniciado naquele encontro.


Vejamos algumas fotos:
















domingo, 3 de julho de 2011

EFAIAM Diocesano Nível I (2ª Formação)


Visto que algumas paróquias da Diocese de Afogados da Ingazeira não participaram do EFAIAM nos dias 05 e 06 de fevereiro, o nosso Pastor Dom Egídio Bisol resolveu convocá-las para participarem de uma 2ª Formação nos dias 01, 02 e 03 de abril para assessores das mesmas em São José do Egito. Foi assessorado pelas Irmãs Estabelecidas na Caridade de Varzinha - Serra Talhada (Irmã Érica e Irmã Serena), e também contarm com a ajuda do jovem assessor Flávio Lorrane, de Triunfo. Foi um encontro muito dinâmico que contou inclusive com a presença do nosso Bispo.

EFAIAM Diocesano Nível I

Foi realizado nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2011, no Centro Pastoral Diocesano Stella Maris, o EFAIAM (Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária) de Nível I. Este encontro foi assessorado por Irmã Dircilene, Assessora Estadual da IAM. Foi um momento em que os participantes, deram seus testemunhos e também trocaram experiências. Todos os assessores presentes sairam com um conteúdo bem dinâmico para repassar aos seus pequenos missionários!
De Triunfo, fomos 7 participantes.




Vejamos algumas fotos.
(Fotos retiradas do blog: http://paroquiasojos.blogspot.com)


Terço Missionário

Apresentação dos Trabalhos




Santa Missa

Irmã Dircilene - Assessora Estadual da IAM
Até o Bispo entrou na Ciranda Missionária!

Noite Cultural


Santa Missa

Terço Missionário


Irmã Érica